Páginas

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Do que se trata?

Inicialmente,é preciso dizer do medo de criar um blog, de expor-se na rede mundial de computadores. Mas quem deixa a vida passar por medo, observou "a máquina do mundo" pela janela. Não. Transportarei essa janela, abrirei as portas, jogarei as chaves em um quanto qualquer.
Durkheim, sociólogo frances, pode ter sido considerado um conservador, mas o vejo como sábio, como profundo conhecedor da vida social, ele afirmava que era necessário para a reprodução social viver segundo o seu tempo. Assim, vou viver segundo meu tempo, Durkheim aprovaria; solidão é anômia social.
Superado o medo, que não passa de orgulho de ser julgado. É o momento de dizer dos temas do blog. Bem, sou socióloga, mulher, solteira aos trinta anos, leitora de literatura (sem muito método), apaixonada pelo cinema italiano, interessada por psicanálise. É de mim e de como vejo o mundo - porque só posso vê-lo pelos meus olhos, seria interessante ver pelos olhos da minha mãe, por exemplo, tanta coisa se esclareceria - que se trata o blog. Portanto, aparecerão nessas telas: temas sociais; crônicas do cotidiano dessa gente que experimenta diarimente o sofrimento social; temas femininos; sexo; amor; solidão; velhice; perdão; familia; o medo de escolher que nos paralisa; às vezes tudo isso junto. É também um trabalho terapêutico. Ao criar fujo das minhas mazelas cotianas. A gente só descansa, quando sai de si. E, assim, sou sonho, sou outras pessoas, invento histórias, relato o modo como vejo o mundo por meio dos olhos dos outros. Poderei, finalmente, ser lúdica e leve de novo, como uma criança. Tudo não passa de literatura de uma leiga.

2 comentários:

  1. Marina,
    Bem-vinda!
    No meu primeiro post escrevi: "nunca gostei de blogs, nunca gostei de blogueiros. Sou daqueles que acham que o blogueiro é um sujeito que passa a manhã sem fazer nada e à tarde escreve sobre o que fez. Porém, estou aqui inaugurando esse espaço para falar sobre coisas que penso, que gosto, que faço. Basicamente, vou falar sobre comida, bebida, música, cinema, literatura e o que der na telha. Afinal, ninguém vai ler mesmo..." É isso que faço há dois anos!
    Beijos,
    Herbert

    ResponderExcluir
  2. Marina a sua apresentação foi excelente, maravilhosa, não ter medo de se expor ao mundo as nossas opiniões por mais simples que sejam. E você tem uma excelente bagagem cultural, é socióloga. Então se exponha, debata, dê sua opinião valiosa. O mundo não precisa de pessoas mornas frouxas que quer só coisas tépidas, mornas, insossas. O mundo precisa de debates de idéias para avançar, soluções para encontrar. Por favor não fuja à luta. Por favor continue o seu blog. Recado do papito.

    ResponderExcluir